sábado, 1 de novembro de 2014

Para lá do fim do Mundo..............



Agosto de 1991. De férias na ilha da GRACIOSA em acampamento no parque de campismo no Carapacho. Foi a primeira vez que acampei num parque desta natureza e a última vez que acampei. 

Ligo o rádio de manhã para ouvir a BBC (hábito que o meu Pai tinha de preferir esta rádio (quando Sá Carneiro morreu soubemos primeiro pela BBC do que pelos media de Portugal).

E começo a ouvir que tinha ocorrido um golpe de estado na Rússia e que tinham deposto o Presidente Gorbachev. Hesitei, mudei para a Rádio Horizonte e pude confirmar o que ouvia.

Saio da minha tenda e dirijo-me a uma mercearia no grande Carapacho, a uns 300 metros. 

Quando olho para dentro do estabelecimento, está do outro lado do balcão o dono com os cotovelos apoiados no dito e com as mãos em cada bochecha a olhar para a vista igual a esta fotografia. Na altura ainda mais nítida. 

Entre nós os dois está um telefone. Peço-lhe para ligar. Ele, muito ocupado, com as mãos no mesmo lugar abana a cabeça de cima para baixo em sinal de aprovação. Estamos a 30 cm um do outro. O gajo não se mexe.

Ligo ao meu Pai. Pergunto-lhe: O Pai ouviu as notícias? Responde que sim.

O gajo continua imóvel em todos os aspectos. Privacidade no Carapacho só mesmo debaixo de água.

Pergunto: O Pai acha de vão matá-lo? 

Depois de terminado o telefonema, o homem estica-se, olha-me muito intensamente e pergunta-me:

Ò Senhor, morreu alguém na ilha Terceira?

Eh eh, vou-lhe explicar mas acho que ele não vai perceber. Respondo: Não, isto que falei ao telefone está a acontecer na Rússia. Afastaram o Presidente.

Ele desvia o olhar da minha cara, olha para as ilhas de São Jorge e Pico, levanta o braço esquerdo e diz: ah, na Rússia.........

Em 1991, como por estes dias, o interesse na Rússia é inversamente igual ao interesse da discussão pela aprovação do Orçamento. 

E pelo nível da discussão parlamentar do orçamento percebemos que os Russos podem estar descansados que ninguém aqui vai querer mesmo saber o que eles querem ou não.


PS - Nesse dia na GRACIOSA, querendo muito falar com alguém sobre o assunto ainda vi o Francisco Louçã na praia mas a conversa que queria era outra.........



















Sem comentários:

Enviar um comentário