Portugal tem um conhecimento profundo do mundo lusófono em virtude da sua ligação histórica aos países de expressão portuguesa; dos seus costumes e tradições, sistemas jurídicos e económicos, e da sua forma de fazer negócios.
Este ‘know how' dá a Portugal uma vantagem comparativa no acesso a mercados em franco crescimento como Brasil, Angola e Moçambique, que não têm sido tradicionalmente mercados de exportação para o Reino Unido. Por outro lado, acreditamos que a experiência das empresas britânicas pode oferecer valor acrescentado a Portugal na abordagem comercial a esses mercados, e que os laços especiais que o Reino Unido tem com alguns países asiáticos podem abrir novas portas para as empresas portuguesas. Daí que a Embaixada Britânica em Portugal tenha vindo a promover Portugal como plataforma para as empresas britânicas que pretendam fazer negócios com países lusófonos.
Uma parte importante da nossa estratégia de diplomacia comercial para Portugal passa por ajudar empresas britânicas a encontrar parceiros portugueses, havendo um número crescente de PME britânicas que já olham para Portugal como uma plataforma para os mercados lusófonos, numa altura em que muitas empresas portuguesas procuram crescer através das exportações.
Muitas destas empresas britânicas estão estabelecidas em Portugal e estão mandatadas pela suas sedes no Reino Unido para avançar com este processo de internacionalização no mundo lusófono.
Neste contexto, a Embaixada Britânica em Portugal vai organizar um importante evento em Londres no dia 26 de Fevereiro, sob o tema "Parcerias com empresas portuguesas como via expresso para o comércio em África", demonstrando como estas parcerias podem abrir portas, reduzir custos e atenuar riscos para as PME britânicas. O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, será um dos oradores principais, assim como Mark Simmonds, Secretário de Estado com o pelouro de África no Foreign Office. No evento participarão 15 empresas portuguesas que terão encontros bilaterais com congéneres britânicas. Posteriormente iremos organizar outro evento em Lisboa a 11 de Abril, para dar seguimento às conclusões do evento de Londres.
Entre os mercados de maior interesse potencial para as PME britânicas encontra-se o Brasil, Angola e Moçambique. É particularmente importante para o Reino Unido a condição de Portugal como principal fornecedor de Angola e quarto maior de Moçambique. As exportações portuguesas para Angola atingiram em 2012 cerca de três mil milhões de euros (tendo crescido a um ritmo anual de 10% desde 2007) e para Moçambique cerca de 288 milhões de euros. Apesar de uma tendência clara de crescimento, as exportações britânicas para Angola representam apenas 14% das portuguesas, e para Moçambique cerca de 18%.
Estou convencida de que as parcerias luso-britânicas nesta área proporcionarão também benefícios para as empresas portuguesas, na medida em que as empresas britânicas poderão partilhar com as suas congéneres portuguesas a sua longa experiência de mercados tradicionais de exportação do Reino Unido, nomeadamente a Índia.
Jill Gallard - A Embaixadora Britânica em Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário